
SINDICATOS GARANTEM VITÓRIA JUDICIAL PARA OS TRABALHADORES DO HOSPITAL COSTA DAS BALEIAS EM TEIXEIRA DE FREITAS
A Justiça do Trabalho de Teixeira de Freitas deu ganhou de causa ao Sintesi e o Sindtae em uma ação coletiva movida contra o Instituto Fernando Filgueiras, que administra o Hospital Costa das Baleias.
Trata-se da ação na qual os sindicatos pediram a condenação da empresa em fornecer vale-transporte intermunicipal aos empregados que residem nas cidades vizinhas à Teixeira de Freitas.
Na sentença, o Juízo condenou a empresa no fornecimento dos vales-transportes aos trabalhadores não residentes em Teixeira de Freitas, descontada a participação do trabalhador (6% do valor), sob pena de multa diária de R$ 500,00 por trabalhador prejudicado, com limite individual em R$ 2.000,00 por mês, bem como ao pagamento retroativo dos vales-transportes, desde novembro de 2019.
A advogada do Sintesi e do Sindtae, Dra. Aline Gomes, ressalta a importância dessa decisão, principalmente porque os trabalhadores que não residiam em Teixeira de Freitas estavam tendo que custear o próprio transporte para o trabalho, situação que acaba por afetar a própria subsistência desses obreiros. A decisão ainda cabe recurso.